Dia Internacional da Mulher – Entenda a origem e importância desta data

dia internacional da mulher

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma data que evidencia toda a importância da mulher e de suas conquistas sociais, econômicas assim como políticas ao longo dos anos. Mas, você sabe qual é a história por trás dessa data e sua real importância?

Continue lendo esse artigo e descubra mais sobre a origem do dia da mulher, por que essa data é tão importante. E veja também alguns nomes de mulheres que marcaram seu nome na história ao longo dos anos. Confira!

Dia internacional da Mulher – A origem

Em vários países se comemora o Dia internacional da mulher. Contudo, poucos conhecem a verdadeira origem desse marco. Alguns associam a origem dessa data a um incêndio que ocorreu em uma fábrica de tecidos nos EUA em 25 de março de 1911, que matou 146 pessoas, sendo que destas 129 eram mulheres.

Mas, a verdadeira origem do dia da mulher se deu na Revolução Russa em 1917. No dia 8 de março do referido ano, um grupo de operárias russas saiu pelas ruas reivindicando por melhores condições de vida e trabalho. Elas também lutavam contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, fator este que fez o evento ficar conhecido como “Pão e Paz”.

E desde então, adotou-se o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, que teve sua oficialização feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 1975.

Por que o dia internacional da mulher é importante?

O dia 8 de março é uma data especial, pois nele celebramos as lutas que as mulheres já travaram e continuam travando por direitos iguais. O dia internacional da mulher também é um momento para comemorar suas conquistas, como o direito de voto, sua independência e o fato de poder ter uma carreira própria, o que no passado não era possível.

Ou seja, essa data contribui para valorizar todos os momentos de luta e glória que as mulheres tiveram em outras décadas. E que ajudou de certa forma a proporcionar uma vida melhor e mais digna para as mulheres da atualidade.

Mulheres que marcaram seu nome na história

No geral, a história das mulheres sempre foi marcada por muitas desigualdades, submissões, preconceitos e desrespeitos. Contudo, algumas mulheres realizaram feitos importantes com o intuito de mudar esse cenário. Veja abaixo algumas delas:

Bertha Lutz

Ativista brasileira, Bertha criou a Liga para Emancipação Intelectual da Mulher e ajudou a fundar a União Universitária Feminina que incentivava o acesso das mulheres ao ensino superior.

Simone de Beavoir

Escritora francesa, Simone lutou por igualdade de gênero sendo uma das principais teóricas do movimento feminista. Ela produziu várias obras, além disso, suas ideias inovadoras são alvos de discussões até os dias de hoje.

Malala Yousafzai

Malala é uma ativista paquistanesa que defende o direito das mulheres a educação no Paquistão. Aos 17 anos, ela conquistou o Prêmio Nobel da Paz.

Amanda Gorman

Ativista americana, Amanda Gorman é defensora da igualdade de gênero, bem como da educação e justiça ambiental. Além de se tornar a poeta mais jovem dos EUA, Amanda fez sociologia em Harvard, bem como se alistou como delegada juvenil das Nações Unidas em NY.

Celina Guimarães

Celina foi uma professora brasileira que entrou para a história como a primeira mulher a exercer o direito de voto no Brasil, assim como em toda a América Latina.

Chiquinha Gonzaga

Famosa compositora e maestrina brasileira, Chiquinha Gonzaga estava muito à frente de sua época. Além de ter sido a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha também lutou contra a monarquia, assim como o fim da escravidão. Além disso, ela compôs a primeira marchinha de carnaval da história “Ô Abre Alas”.

Maria da Penha

Farmacêutica brasileira, Maria da Penha promove ações de enfrentamento a violência contra a mulher. Ela conseguiu a aprovação em 2006 da Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, que pune casos de violência doméstica e intrafamiliar.

Marta Vieira

Marta ressignificou a figura da mulher em um ambiente totalmente dominado pelos homens, o futebol. Eleita por 6 vezes como a melhor jogadora do mundo, Marta também carrega o título de artilheira da seleção brasileira, bem como da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Gostou de saber mais sobre a história do dia das mulheres? Conte com a Hiper Grafic e faça aquela homenagem personalizada super especial as mulheres da sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 2 =

× Olá! Como posso te ajudar?